Avaliação dos Resultados
Indicadores de desempenho:
- Participação nas actividades
- Utilização das ferramentas digitais
- Apresentação dos resultados
Critérios de qualidade
Indicador A
- Empenho e interesse na realização da actividade proposta.
- Espirito de equipa e interajuda entre os vários elementos do grupo.
Indicador B
- Compreensão das principais potencialidades das ferramentas digitais.
- Aptidão no uso das ferramentas digitais.
Indicador C
- Clareza na exposição oral e rigor linguístico.
- Interacção e partilha de ideias com a turma.
Níveis de desempenho:
Muito bom – O aluno demonstra interesse e empenho na realização da actividade proposta. Assume um papel activo, sendo autónomo, participativo, responsável e dedicado. No trabalho de grupo contribui com ideias, ajudando os restantes membros do grupo sendo o mais familiarizado com o tema. Tem grande facilidade de aprendizagem no manuseamento das ferramentas digitais. Utiliza um vocabulário correcto, mostrando-se confiante na apresentação dos resultados alcançados.
Bom - O aluno demonstra interesse e empenho na realização da actividade proposta. Assume quase sempre um papel activo no que diz respeito à autonomia, participação responsabilidade e dedicação. No trabalho de grupo, por vezes, contribui com ideias ajudando os restantes membros do grupo. Aplica, na maioria das vezes, as orientações do professor, no que diz respeito à utilização das ferramentas. Relativamente ao vocabulário, utiliza, quase sempre, a linguagem correcta, apresentando os resultados das tarefas de forma clara. É confiante no que diz respeito à discussão dos resultados alcançados, porém recorre esporadicamente ao apoio do professor e dos colegas.
Suficiente – O aluno realiza as actividades com algum interesse e/ou empenho. Nem sempre colabora com os colegas, não praticando o espirito de interajuda. Demonstra conhecer as principais funcionalidades das ferramentas escolhidas mas, tem algumas dificuldades em compreender as orientações dadas por parte do professor. Apesar de ter um vocabulário adequado, por vezes não o expressa da melhor forma, existindo algumas falhas na comunicação com os colegas, porém apresenta os resultados de forma satisfatória e recorre bastante ao apoio do professor e dos alunos.
Insuficiente – O aluno não realiza todas as tarefas com interesse e empenho. Pouco ou nada contribui com ideias para melhorar o que está menos bem nos trabalhos de grupo, negando-se a participar. No que diz respeito às funcionalidades das ferramentas, este desconhece quase todas e, utiliza as ferramentas seleccionadas para cada tarefa de forma limitada. O vocabulário é igualmente limitado, o que dificulta na compreensão e clareza do trabalho. Não aplica os conceitos envolvidos na temática, pois não está familiarizado com os mesmos.
Instrumentos e sua justificação
Tendo em conta a natureza da estratégia, sugerem-se os seguintes instrumentos de avaliação:
- Grelha de observação do desempenho dos alunos a preencher pelo professor ao longo da realização das tarefas;
- Questionário de auto e hétero-avaliação (participação nas actividades e uso das ferramentas);
A utilização destes instrumentos é necessária para avaliar o desempenho dos alunos, no entanto, poderá ser necessário recorrer a outros registos provenientes de recolha de informação registada individualmente.